terça-feira, 14 de novembro de 2017

PNLD: Escolha PNLD 2018 – Componente Arte de 14 a 20 de novembro de 2017

Escolha PNLD 2018 – Componente Arte



Por recomendação do MEC, foi cancelada a escolha do componente Arte para o Ensino Médio realizada no período de 28 de agosto a 06 de setembro.
A escolha das demais disciplinas do PNLD 2018, realizada no mesmo período, permanece inalterada.

A nova escolha do PNLD 2018 - Arte será realizada de 14 a 20 de novembro de 2017, no Sistema PDDE Interativo.

 Se a escola não acessar o sistema ou não gravar a escolha, serão encaminhados, compulsoriamente, um dos títulos constantes no Guia de Livros Didáticos.
O acesso ao Guia e demais orientações quanto aos procedimentos de escolha do PNLD 2018 estão disponíveis no portal do FNDE: www.fnde.gov.br (Programas/Programas do Livro/Livro Didático/Escolha PNLD 2018 Componente Arte).


sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Escolas:Série de Videoaulas “A EJA na Rede”



A equipe técnica do Centro de Educação de Jovens e Adultos - CEJA e as equipes do Centro de Atendimento Especializado – CAESP, NINC e CAPE, desta Coordenadoria de Gestão da Educação Básica – CGEB, produziram uma série de videoaulas denominadas de “A EJA na Rede”, que estão disponíveis na videoteca da Rede do Saber e poderão ser acessadas por meio do link.

 Esta iniciativa teve como objetivo abordar alguns temas relativos à Educação de Jovens e Adultos, de forma a subsidiar as equipes pedagógicas das Diretorias de Ensino e das Unidades Escolares (Supervisão de Ensino, PCNP e PC) nos momentos e espaços de formação docente, em especial, nas ATPC. Os temas que compõem a série de videoaulas e já disponíveis são:

A EJA na rede estadual de ensino
Diretrizes Curriculares para Educação de Jovens e Adultos
Metodologia e Estratégias de Ensino para a Educação de Jovens e Adultos
Educação de Jovens e Adultos: Desempenho Escolar
Como aprende o aluno jovem e aluno adulto
Classes Multisseriadas da EJA
Multisseriadas de EJA marco regulatório
Desafios da Alfabetização de EJA na SEE de SP Além dessas, estarão brevemente disponibilizadas:
A EJA na Educação Especial (Blocos 1 e 2)
Educação para Jovens e Adultos na educação quilombola e relações étnico-raciais
Educação para Jovens e Adultos na educação indígena
Educação para Jovens e Adultos em situação de privação de liberdade nos estabelecimentos penais

É importante ressaltar que estes temas foram tratados nas videoaulas de forma concisa, em função do formato deste recurso, o que consideramos bastante positivo, pois possibilitará às Diretorias de Ensino e Escolas selecionarem, de acordo com o seu contexto e necessidades, as temáticas de seu interesse, ampliando as discussões e os estudos a respeito do assunto.

Além desse material, estamos encaminhando também algumas pautas formativas que trazem sugestões de leitura e atividades para subsidiarem as reuniões pedagógicas de ATPC, juntamente com as videoaulas.


Solicitamos às Diretorias de Ensino que divulguem amplamente este material junto às suas equipes pedagógicas (Supervisores e PCNP) e às equipes das escolas de sua jurisdição que ofertam a Educação de Jovens e Adultos, incluindo os CEEJA e escolas vinculadoras das classes mantidas nas unidades prisionais.

segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Notícias: Já Começou a Escolha PNLD 2018

Retificado em 04/09/2017

Escolha PNLD 2018

O PRAZO PARA A ESCOLHA DO PNLD 2018 FOI PRORROGADO. DESSA FORMA, AS ESCOLAS PODERÃO REALIZAR A ESCOLHA DOS LIVROS DIDÁTICOS ATÉ O DIA 06 DE SETEMBRO DE 2017.
Já começou o registro da escolha dos livros didáticos do Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2018 para atendimento do ensino médio! De 23 de agosto até 06 de setembro de 2017, os diretores das escolas participantes poderão registrar as coleções escolhidas para serem utilizadas nos próximos anos. Clique aqui para acessar o sistema PDDE interativo – escolha PNLD 2018.



O registro da escolha será realizado no sistema PDDE-Interativo. Caso sua escola ainda não tenha acesso ao sistema, entre em contato com a Secretaria de Educação para solicitá-lo. Apenas o diretor da escola poderá realizar o registro dos livros escolhidos.
Outras informações:




Em caso de dúvida entre em contato.

PCNP Tecnologia Alexandre Borgonovi
Te 17 3531 1962

quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Notícias: Prorrogado Início da Escolha PNLD 2018

Escolha PNLD 2018


O prazo para o início do período da escolha dos livros didáticos destinados ao ensino médio para o triênio de 2018 até 2020, via Sistema PDDE-Interativo, estava prevista para o período de 21 de agosto a 04 de setembro de 2017. Porém, o sistema precisou ser atualizado e foi necessário adiar o início do período da escolha. O sistema será aberto para registro ainda nesta semana.

Outras informações:




Em caso de dúvida entre em contato.

PCNP Tecnologia Alexandre Borgonovi
Te 17 3531 1962

terça-feira, 1 de agosto de 2017

Notícias: Encontro para pensar - Reforma no Ensino Médio

Na quinta-feira (3 de agosto) na EE Barão do Rio Branco acontecerá um encontro para pensar sobre o Ensino Médio no Brasil. O evento contará com a presença do Professor Júlio Gregório Filho, Secretário de Estado de Educação do Distrito Federal, ex aluno do Instituto de Educação Barão do Rio Branco, que proferirá uma breve apresentação do cenário da Educação Nacional para uma reflexão a respeito das proposições e possibilidades para reestruturação do Ensino Médio no Brasil

O evento é direcionado aos alunos e familiares dos 9º anos do Ensino Fundamental, 1ª e 2ª séries do Ensino Médio, alunos dos cursos de licenciaturas e comunidade em geral.

Dia - 3 de agosto
Horário - 19h30
Local - EE Barão do Rio Branco

Convidado - Prof. Júlio Gregório FilhoSecretário de Estado de Educação do Distrito Federal, ex aluno do Instituto de Educação Barão do Rio Branco.



Observação: Na parte da tarde o professor estará na escola(15h30) para falar com os professores, caso algum professor de outra escola queira participar, pode vir. O certificado será de 2 horas.

Escola Pública Estadual - Barão do Rio Branco


Endereço:    
Praça Roosevelt, 143 
Centro 
Catanduva - SP 
CEP: 15801-185
Telefone
 (017) 3522-2390

sexta-feira, 23 de junho de 2017

Tecnologia na Educação: Orientação Técnica com a oficina EXPEDIÇÃO OFFICE 365


A Diretoria de Ensino Catanduva participou da Orientação Técnica com a oficina EXPEDIÇÃO OFFICE 365, na Diretoria de Ensino de São José do Rio Preto que ocorreu no dia 21/06/2017.



A oficina teve como objetivo principal apresentar o pacote Office 365, por meio da experimentação de algumas ferramentas, e observando como essas podem facilitar o dia a dia da gestão escolar e do fazer pedagógico.


Acompanhe as fotos no Flickr, clique aqui

Fonte: Flickr

Agradecemos a participação de todos!

sexta-feira, 2 de junho de 2017

Tecnologia na Educação: AFINAL, CRIANÇAS NA PRIMEIRA INFÂNCIA DEVEM USAR DISPOSITIVOS ELETRÔNICOS?


Por Marcelo Lopes, junho de 2017.
Tem sido cada vez mais comum crianças usarem tablets e smartphones desde a primeira infância. Com o aumento da demanda, empresas que fabricam produtos para bebês desenvolveram suportes de apoio para esses dispositivos em diversos brinquedos. Em consultórios e restaurantes, é comum vermos crianças “hipnotizadas” pelos dispositivos eletrônicos.

Fonte: Foreducation - Ed Tech - Google.>Acesso em 02.06.2017.

Cabem as perguntas: até que ponto esses dispositivos podem, ou devem, ser usados por crianças? A partir de que idade podem ser usados? São nocivos para o desenvolvimento das crianças?
Os devices podem atrapalhar, sim, quando seus conteúdos não estiverem adequados à idade, sem finalidade pedagógica indicada, usados por longos períodos e sem o acompanhamento de um adulto.
O uso muito frequente de aparelhos com a intenção de acalmar crianças agitadas pode condicioná-las a fazer bagunça para que sejam premiadas com este tipo de entretenimento. Ainda, se mal utilizados, os dispositivos eletrônicos podem viciarprovocar isolamento e levar ao sedentarismo. Além disso, a internet sem o monitoramento de um adulto pode ser um ambiente muito perigoso na infância.
As crianças precisam brincar ao ar livre, correr, imaginar, criar, exercitar e conviver com outras crianças e cabe a nós, adultos, propiciar situações para que isso aconteça.
A ESCOLA É O MELHOR LOCAL PARA O USO DE DISPOSITIVOS ELETRÔNICOS.
O uso planejado de tablets e smartphones, através de centenas de aplicativos que contribuem para a atividade educacional de forma lúdica, pode ajudar muito no desenvolvimento e na educação das crianças.
Usada de forma planejada, a tecnologia permite personalizar o ensino, auxiliar o desenvolvimento do raciocínio, facilitar o aprendizado, aumentar a concentração, incluir alunos com necessidades especiais e muito mais.
Quando o Corpo Docente está capacitado para o uso de novas tecnologias, a Escola é um ótimo lugar para o uso de tablets e smartphones. Nela, os horários de utilização de dispositivos eletrônicos são claramente definidos, todo e qualquer trabalho tem um objetivo voltado à aprendizagem e, finalmente, o conteúdo acessado passa pelo crivo de especialistas em educação.
No espaço da escola, a criatividade, a curiosidade e o desenvolvimento saudável caminham de modo seguro na construção da aprendizagem.

Marcelo Lopes é Biólogo, Educador, Escritor, Google Certified Teacher, Google for Education Partner, Diretor de Tecnologia Educacional do Grupo Weducation e da Foreducation EdTech.

quinta-feira, 25 de maio de 2017

Notícias: ORIENTAÇÕES PARA CADASTRO E ACESSO AOS RESULTADOS PRELIMINARES



Em breve estarão disponíveis os resultados preliminares da Avaliação Nacional da Alfabetização - ANA 2016. 

Os diretores ou responsáveis legais pelas escolas terão acesso aos resultados preliminares e, se assim desejarem, poderão interpor recurso aos resultados durante 15 dias consecutivos. 

Para conhecer o resultado preliminar, os diretores das escolas que participaram da ANA 2016 deverão realizar cadastro prévio no site do Inep. Confira abaixo as orientações para que os diretores escolares façam seu cadastro.

Atenção para o PRAZO de RECURSO aos RESULTADOS...: Recorte da informação oficial - COORDENADORIA DE INFORMAÇÃO, MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL DEPARTAMENTO DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL

“Em mensagem de hoje (22.05.2017) o INEP nos confirma que a partir desta data esses resultados já estão disponibilizados. Considerando que há um prazo de 15 dias para interposição de eventual recurso, na sequência de sua divulgação, encaminhamos em anexo o “Manual de Acesso” e os “Motivos para não divulgação de resultados” produzidos pelo INEP, que orientam como as unidades poderão acessar os respectivos resultados”.


Siga os passos:

1)      Acesse o Sistema de Cadastro no link:

2)      Ao final do cadastro, uma senha temporária será enviada ao e-mail cadastrado. Verifique se o e-mail com a senha temporária está na sua caixa de spam (lixo eletrônico).  Caso você não receba a senha, acesse o link http://ana.inep.gov.br/ANA, insira seu CPF e clique em “Esqueci a senha.” Preencha as informações solicitadas. Uma senha temporária será enviada ao e-mail cadastrado.

3)      Depois disso, acesse http://ana.inep.gov.br/ANA e utilize a senha temporária para cadastrar uma senha definitiva. Ao digitar a senha temporária, tenha atenção ao correto preenchimento. É necessário diferenciar letras minúsculas e maiúsculas e nenhum espaço pode ser deixado em branco. Caso você não consiga realizar o acesso, envie-nos seu CPF e a senha temporária para que possamos verificar o problema.

4)       A senha definitiva deve conter Letra maiúscula, letra minúscula, número e símbolo. Por exemplo: Escola@2017.

5)      Acesse novamente o link http://ana.inep.gov.br/ANA, e utilize seu CPF e a senha definitiva que você cadastrou.


Dessa forma você poderá visualizar o boletim de sua escola.

Clique aqui e acesse o passo a passo para realização do cadastro.


Após finalizar o cadastro, acesse http://ana.inep.gov.br/ANA/ e visualize os resultados preliminares de sua escola.

Em caso de dúvidas, envie e-mail para ana.resultados@inep.gov.br.

segunda-feira, 15 de maio de 2017

Escolas: Desafios Matemáticos SEESP 2017


Objetivo geral de projeto é estimular o desenvolvimento da competência do raciocínio lógico matemático nos alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, apresentando um contexto significativo para a potencialização das habilidades cognitivas estruturantes em ambiente colaborativo, por intermédio da proposição e resolução de desafios matemáticos.



Poderão participar, por adesão, escolas dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, incluindo-se também todas as modalidades de ensino da Rede Estadual.

A escola que aderir ao projeto poderá participar com todas ou com apenas algumas de suas classes de Anos Finais do Ensino Fundamental e de Ensino Médio. A escola também deverá instituir:

 I. Uma Comissão Gestora da Escola, da qual participarão até dois professores de Matemática e um professor coordenador pedagógico.

II. E uma Comissão de Avaliação, com a participação de professores de todas as disciplinas, sendo vedada a participação do professor de Matemática da turma classificada para a Fase Escola. Recomenda-se que essa comissão avaliadora seja constituída por, no mínimo, três professores, de acordo com as turmas participantes no período.

Atenção para o prazo de inscrição, termino em 19/05/2017


As fichas para inscrições estão em anexo no Regulamento




 Videoconferência realizada em 12.05.2017


Em caso de dúvida entre em contato PCNP Matemática Erlene